Layout Tabela NCM x Imposto

A tabela que utilizamos como base para uso em nossa dll  está no mesmo formato utilizado pelo IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, e está disponível para download, juntamente como o Manual de Integração " DE OLHO NO IMPOSTO".

Clicando no link do Manual, você será levado a uma página de cadastro, basta informar os dados e ao enviar, você receberá o link para download da tabela e manual.

 

O arquivo que utilizamos é do tipo CSV, porém se você deseja usar um .txt não há problemas, desde que a estrutura dele siga o seguinte padrão:

- Sequencia das colunas

Verificar se a sequencia das colunas estão devidamente informadas no arquivo XML, pois se uma posição estiver errada podemos causar erros, na aplicação ou no cálculo do imposto, por não consultar a informação correta. Vamos visualizar melhor como está esta informação no XML e no arquivo .CSV:

image31.jpg

Temos no XML de exemplo acima os valores "0;4;5;1" para a chave ColunasIBPT que são respectivamente as colunas para NCM, Aliquota Nacional, Aliquota Importado e EX do meu arquivo .csv  que está assim:

image33.jpg

Então fazendo a "leitura" desta configuração, a DLL vai interpretar da seguinte forma: o Código NCM está na coluna 0, Aliquota Nacional está na coluna 4, seguida da Aliquota Importado na posição 5 e por ultimo o Código Ex que está na coluna 1. Os outros campos que não foram destacados, não serão utilizados.

Lembrando que os nossos valores default estão de acordo com a disposição dos campos na tabela do IBPT.

- Separador IBPT

Verificar se a DLL está corretamente configurada para usar o separador que é usado no seu arquivo de NCM. Nas telas acima, você pode verificar que temos no XML uma chave de configuração chamada SeparadorIBPT, ela é a chave que indica para a DLL o separador que será seguido. Por padrão usamos o ";" que já é utilizado no arquivo .csv do IBPT.

- Caminho e nome do Arquivo

Ainda visualizando a imagem do XML demonstrada acima, temos a chave LocalArquivoNCM, onde por padrão utilizamos o próprio diretório da aplicação "./IBPTAX.csv" e conforme já foi citado no inicio, caso tenha preferencia por um arquivo .txt você pode usa-lo sem problemas, basta configurar esta chave corretamente com o caminho e nome completos do arquivo.