Caso não consiga ver as imagens deste e-mail, clique aqui.
cabeca Desenvolvedores Daruma

Um problema corrente para quem usa vários fabricantes de ECF na mesma aplicação é a questão da porta serial ficar “presa”. Presa? Isso mesmo, presa! A porta serial “fala” apenas com 1 dispositivo por vez. Nós não conseguimos enviar comandos simultaneamente para a porta serial, ela “ouve” e “responde”, “ouve” e “responde”...

Então você desenvolvedor que faz o carregamento das bibliotecas de todos os fabricantes quando “starta” sua aplicação, ou seja, de uma vez só, terá problemas de comunicação.

Mais por que isso acontece? É simples! Nossa dll, por padrão, procura as portas disponíveis e tenta comunicar, de forma automática. Entendemos que você é parceiro e usa Daruma e que não pretende se preocupar com comunicação, então nós tentamos comunicar com as portas seriais disponíveis. Quando você não está usando a Daruma, não irá comunicar, então a porta serial ficará ocupada.

Como fazer para impedir isso? Mais simples ainda! Primeiramente vou mostrar como “prender” a porta e em seguida como deixar ela “free”, veja que simples:

Prender/ocupar a porta serial/USB

Vamos ocupar a porta serial, para provar que o procedimento de “desocupar”, deixar a porta “free” vai funcionar corretamente.

Desprender/Desocupar a porta serial/USB – Deixar free

Finalmente vou mostrar como não fazer a porta ficar como no exemplo acima, ocupada. O prompt serviu como uma segunda aplicação, ele está sendo usado somente para mostrarmos que o executável em Delphi está ocupando a porta serial.

Existem duas situações em que a porta deve ficar ocupada:

Porta ocupada, porém sem impressora fiscal Daruma no PDV

Este é o caso onde nós(DarumaFramework) tentamos comunicação porém não conseguimos por não ter uma ecf Daruma no PDV. Abaixo, vamos prosseguir com o exemplo em Delphi, como se fosse sua aplicação sem comunicação:

Como fazer isso usando linhas de código?

Usando Impressora Fiscal Daruma
Um exemplo deste caso, é quando você, desenvolvedor, possui 2 executáveis usando a impressora Daruma e só um deles comunica. Como liberar a porta para o outro comunicar também? Opa! Veja que simples:

Dicas

Clique na imagem e assista ao vídeo
video

Se tiver alguma dúvida e/ou dificuldade, entre em contato com a nossa equipe de suporte ao desenvolvedor.

E-mails:

daruma.desenvolvedores@daruma.com.br
ddc.suporte@daruma.com.br

suporte.ddc@daruma.com.br
desenvolvedores.suporte@daruma.com.br
suporte.desenvolvedores@daruma.com.br
desenvolvedores.daruma@daruma.com.br
suporte@daruma.com.br
suporte.alexandre@daruma.com.br
claudenir@daruma.com.br

Skypes:

daruma.desenvolvedores
ddc_suporte_daruma
suporte_ddc_daruma
desenvolvedores_suporte_daruma
suporte_desenvolvedores_daruma
desenvolvedores_daruma
suporte_daruma
suporte_alexandre_daruma
claudenir_andrade

Twitter facebook Linkedln Youtube Google+ Desenvolvedores Daruma